segunda-feira, 2 de março de 2009

TV Educativa Grava Documentário em Farroupilha




Estão ocorrendo em Farroupilha, nos dias 02, 03 e 04 de março, gravações do projeto da TV Cultura em parceria com a Unicef, que realizou um projeto de pesquisa chamado Redes de Aprendizagem, onde realizou pesquisas em todas as escolas municipais do Brasil.


Para esse documentário foram selecionas 5 cidades do Brasil que se destaram na rede de ensino entre elas Farroupilha.


A equipe de gravação esteve na EMAC, no dia 02 de março e deu atenção especial ao Projeto Hora do Conto e Valorização da Leitura coordenado pela bibliotecária Silvia Maria Zilli Possa. A bibliotecária realizou uma atividade de Hora do Conto com os alunos do 2º Ano, falou sobre a importância da leitura, a utilização das novas tecnologias, a parceria entre os professores e a bibliotecária e apresentou os recursos disponíveis para a contação das histórias.
Também foi registrado pela equipe de gravação o Projeto NEPSO (Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião) que tem como metodologia a pesquisa de opinião. É coordenado pela Professora Zuleide Maria Colognese Dal Monte e desenvolvido com as turmas de 4ª Séries. O Projeto desenvolve todas as etapas interdisciplinarizando-se com os conteúdos relativos a série.
Os projetos passam pela escolha do tema, as hipóteses, a exploração do tema envolvendo inúmeras atividades: a formulação do questionário, a aplicação deste como pré-teste e em seguida a ida à campo para a "pesquisa de opinião", análise de dados, tabulação, construção e interpretação dos dados obtidos e o retorno à comunidade escolar através de uma encenação sobre o tema desenvolvido.
O primeiro projeto foi desenvolvido em 2005 e tinha como tema drogas lícitas com o título "Tudo...Menos Drogas". Em 2006, o tema foi coleções intitulado "Fazer Coleção é Bom!", projeto este que esteve veiculado em reportagam na Revista Época e produzido um vídeo pela Universidade de Caxias do Sul.
Em 2007, televisão e jogos eletrônicos foi o tema escolhido para o projeto "Televisão e Jogos Eletrônicos: inocentes ou condenados?" e "Televisão e Jogos Eletrônicos: uma ideia difícil de desligar!"
"Automedicação: um perigo ao alcance de todos" foi o título do projeto desenvolvido em 2008, que teve como tema a automedicação. O projeto é desenvolvido em parceria com a professora de informática, a bibliotecária e apoio da direção.

Um comentário:

Kátia disse...

Parabéns, Sílvia!!!!
Quanto mais divulgarmos a importância da leitura e do uso das bibliotecas escolares, mais valorizamos nosso fazer diário e conseguimos atingir nossos objetivos...
Bjão!