quarta-feira, 22 de setembro de 2010

OFICINA DE INCENTIVO À CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS





O SESI Farroupilha estará realizando, no dia 28/09, uma Oficina de Contação de Histórias, destinada ao público adulto (professores, contadores ou admiradores de histórias). Essa oficina será gratuita e acontecerá das 09:00 às 12:00 e das 13:00 às 18:00. Será fornecido certificado de participação.


Informações e inscrições (até dia 27/09) pelo telefone: 3268-2211 com Sinara.

Objetivo da capacitação:

Despertar o gosto de professores e demais adultos pelas artes e pela leitura, bem como para as possibilidades criativas da arte de contar histórias. Trabalhar o imaginário, coletivo e individual, e sensibilizar a percepção de integração  e envolvimento nas práticas narrativas. Capacitar os participantes a desenvolver as suas próprias estratégias narrativas.



Conteúdos:

- História e memória

- Oralidade e cultura escrita

- O lugar e a importância social do contador de histórias

- Dinâmicas pessoais e comprometimento do contador de histórias

- Atividades multidisciplinares

- Práticas narrativas: clima, ritmo, musicalidade, narrador, personagens, suportes plásticos.



Oficineiros:

Miriam Benigna Lessa Dias

*Doutora em Educação. Linha de Pesquisa: Estudos Semiticos da Natureza e da Cultura/ UFRGS.*Licenciada em Arte Dramática e *Bacharel em Direção Teatral/UFRGS. *Professora de Teatro de I, II e III graus. *Integrante da equipe de Professores da Formação Pedagógica da 5ª, 6ª e 7ª Bienal do Mercosul, que trabalhou em mais de sessenta cidades do estado. Autora e Diretora do espetáculo O sol de Assis, Aprendendo com Teco-Treco e Joaninha, diretora de atores do espetáculo Ari Arei, um grãozinho apaixonado e do Menino que aprendeu cedo demais. Ministrante de cursos de teatro em várias cidades e empresas do estado, jurada em festivais de teatro e palestrante em diversas ocasiões, entre elas, no II Fórum Social Mundial e 50 Anos no Ar pela RBS.



Jorge Alberto Silva Bucksdricker

*Mestre em filosofia. Professor de filosofia no ensino médio. Escritor (publicou o livro de poesia Solstí­cios, em 2006, pelo IEL e editou a revista eletrônica Ferramentas Errantes, entre 2007-2009). Palestrante na Jornada Literária de Passo Fundo 2009 e no Festipoa Literária 2009. Membro da equipe de formação de professores da Fundação Bienal do Mercosul em 2008 â?" 2009 (como palestrante e oficineiro). Membro da equipe responsável pela idealização e execução do material pedagógico da 7ª Bienal do Mercosul. Ministrou uma série de Workshops relativos ao material educativo da 7ª Bienal do Mercosul, no Santander Cultural. Ministrou aula no curso de formação de mediadores da 7ª Bienal do Mercosul.

Contatos com Sinara Ana Farinon
Biblioteca Farroupilha
Tiradentes, 411 Centro
(54) 32682211

biblioteca.farroupilha@sesirs.org.br


Nenhum comentário: