quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Biblioteca da Minha Escola


LER NA ESCOLA



"A biblioteca pode ser como um sonho, cada livro lido é uma história nova, cada capítulo da vontade de saber o que acontece no final. Um livro bom faz com que você cada vez mais tenha vontade de lê-lo. Um livro pode ser definido como uma comida, você irá decider se quer comê-la. São tantas histórias que você pode ler e viajar na sua própria imaginação.


No meu colégio há uma biblioteca que em vários outros lugares não há. Nessa biblioteca há tantos livros, com vários nomes, vários títulos, vários autores. Eu tenho orgulho porque eu tenho como acessar essa biblioteca.


Ela se chama CAMINHOS DO SABER."


Texto produzido por Felipe Zeni Ércio - Turma 702 - após atividade que possibiblitou reflexão sobre os serviços da biblioteca escolar.


segunda-feira, 20 de outubro de 2008

III Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente na Escola



A EMAC realizou na sexta-feira, dia 17 de outubro, a III Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente na Escola.

Responsabilidade assumida:
Estudar, produzir e socializar conhecimento sobre a Araucária angustifólia para sensibilizar as comunidades dos bairros São Luiz e São Francisco de Farroupilha, para a preservação das Araucárias ainda existentes demonstrando sua importância para o Ecossistema.

Nossa Ação:
O Quê:Apresentar à comunidade o conhecimento construído sobre a Araucária angustifolia

Como? Estudando a espécie, catalogando as Araucárias existentes, transformando o conhecimento em linguagem artística: teatro, música, dança, mostra fotográfica...
Onde? A partir da escola, estender o trabalho às comunidades dos dois bairros e à cidade.

Coordenadoras do Projeto: Professora Ângela Maria Jung Silvestrin e Professora Teresinha Fagherazzi
Participação: 5ª s, 6ªs e 7ªs Séries

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Recepcionistas e Monitores


Os monitores e recepcionistas desempenharam papel fundamental para o bom êxito da Mostra, oportunizando visitas orientadas para todos os alunos da escola e visitantes, os quais tiveram momentos de cultura e descontração . A EMAC se orgulha. Parabéns!

Reportagem sobre a XVII Mostra Literária



Humores e Amores

“Ao entrar, um grande sorriso a lhe esperar, com corações no ar!”

A partir do dia 23 de setembro até o dia 26, a EMAC recebia a todos com amor e alegria, na sua XVII Mostra Artística e Literária, com o tema “Expressando o Amor e o Humor”. Neste ano a EMAC se superou, ao entrar, um grande sorriso já lhe esperava, a sua frente pessoas se divertindo, pois estavam a fazer suas caricaturas, além de tudo se expressava o humor.
Entrando um pouco mais podíamos conferir a participação dos alunos nisso tudo, apreciando seus trabalhos.
Alguns dedicados ao humor, como as charges, as caixinhas de piadas, as piadinhas de esportes, os novos quartos de Van Gogh, a releitura de Monalisa, os típicos livrinhos, e muito mais. Sobre o amor, havia cartazes de como Machado de Assis expressava o amor em suas obras, tirinhas, frases enigmáticas, trabalhos com trechos de músicas, desenhos, Tangram do amor e novamente os livrinhos...
Algumas escolas e alguns pais vieram prestigiar a Mostra. Foram apresentados teatros sobre a reciclagem e meio ambiente, pela Escola Estadual Farroupilha, e sobre automedicação, pelos alunos da quarta série da EMAC.
A Mostra foi realmente surpreendente, a Escola se superou, os alunos se superaram, estão todos de parabéns.

Thaís, Jéssica e Lisiane, 601

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Projeto Mobilizador




O Projeto Mobilizador - Bibliotecas Escolares - Construção de uma Rede de Informação para o Ensino Público: preve a estruturação das bibliotecas escolares de todo o Brasil, garantindo um eficiente processo de desenvolvimento aos cidadãos e propõe aos bibliotecários um compromisso com a qualidade dos serviços oferecidos, a fim de universalizar e facilitar o acesso a informação.


Veja o projeto na íntegra no link:

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Mês Internacional da Biblioteca Escolar


Em substituição do Dia Internacional da Biblioteca Escolar, a IASL criou o "Mês Internacional da Biblioteca Escolar" que será celebrado no mês de Outubro de cada ano.

A alteração para Mês Internacional da Bibliotecas Escolar foi aprovada pelo Comité da IASL em Dezembro de 2007. O anúncio foi feito pelo coordenador, Rick Mullholland do Canadá - "No princípio de Janeiro de 2008, o director executivo da IASL, sobre a recomendação do Comité do Dia Internacional da Biblioteca Escolar, aprovou a alteração do Dia Internacional da Biblioteca Escolar para o Mês Internacional da Biblioteca Escolar, o mês de Outubro, a partir de 2008. Esta alteração coincide com o décimo aniversário da IASL a celebrar as bibliotecas escolares. O Mês Internacional da Biblioteca Escolar permitirá aos responsáveis pelas bibliotecas escolares, em todo o mundo, escolher um dia, em Outubro, que melhor se adeque à sua situação de forma a celebrar a importância das bibliotecas escolares.
James Henri, President da IASL, afirmou "O Dia Internacional da Biblioteca Escolar terá outra dimensão. De facto, torna-se no Mês Internacional da Biblioteca Escolar. Isto significa que se pode escolher o dia, a semana ou mesmo todo o mês com actividades dedicadas à biblioteca escolar e a toda a comunidade."
O Logo do Mês Internacional da Biblioteca Escolar foi redesenhado por Peter Rugendyke, da Austrália.
Clique aqui para ter uma visão do Logo do Mês Internacional da Biblioteca Escolar e poder usar nos materiais que pretende promover. Este Logo é para ser usado para publicitar o Mês Internacional da Biblioteca Escolar e não para fins comerciais.